Fashion Rio, Fashion Business, Fashion Tudo,... E Da-lhe Inverno 2011 Nessa Gente!

A semana de moda carioca começou e acabou com sucesso, graças a moda séria e linda de um bando de gente bacana que entende muito do assunto. Dois eventos em uma só direção, o Inverno 2011 pelas mãos do Fashion Business, da Eloysa Simão, do Fashion Rio e Rio à Porter do Paulo Borges e pelo blog CFS que convidou a estilista Maíra Mattos, campista competente, hoje consultora de compras da indústria Andarella para ser repórter por um dia nos dois eventos, representando a blog nos badalados eventos. A tarimba de nossa convidada também vem de sua experiência trabalhando como repórter de moda para a editora consagrada do JB, Iesa Rodrigues. O que ela viu e gostou? Vamos saber!
Sob o sol típico do ardente verão carioca, me encaminho ao Porto do Rio, para mais uma edição do Fashion Rio, para ver as tendências do inverno 2011.

Esperançosa por novas idéias e novidades das minhas marcas preferidas, e também bem ansiosa, por ver o desfile da Maria Bonita Extra.

Começando pelo Rio á Porter...

O Rio á Porter é uma espécie de showroom das marcas de todo o Brasil. O showroom, é como se fosse uma loja, onde se vende a coleção em primeira mão para os lojistas, que ali fazem os seus pedidos, para que depois possam revender nas suas lojas ou multimarcas. No showroom, diferente dos desfiles, as peças são muito mais comerciais.

Agora aponto as 10 tendências que identifiquei como mais fortes desse inverno:
   1ª- Corselet: Já vinha se mostrando desde o verão 2010/2011 ( By Dolce e Gabanna). O Corselet se finca no inverno 2011.- Estilo Femme fatal em alta.

    2ª – Colete tipo aviador-  Solte o seu lado Top Gum e sinta-se nas alturas. Vale a dica: substitua a sua jaquela Biker do inverno passado, por esse estilo de colete e terá um visual super atual.

   3ª – Ombros marcados: Uma continuidade do inverno passado, os ombros marcados continuam. Sai de lado os marcados com frufrus- estilo Lady Like- e entram as ombreiras; beeeem anos 80.

   4ª- Transparência, transparência, transparência.... de seda, organza...Um luxo quando usado na modelagem de camisaria, bem boyish mesmo. Mostre a Workholic que é;de uma maneira sensual e sofisticada.

  5ª- Matelassê : Nas roupas agora,ele ganha mais valor ainda. Dá para sair por aí, se sentindo a própria 2.55 da Chanel.

   6ª – Dois bolsos: Detalhe que poderia passar desapercebido.( não por mim, fã dessa tendência). Camisas com dois bolsos na frente. Um “vibe” meio militar- anos 40. Aliás, o militar vai e volta...excelente fonte de inspiração. Viva os milicos!

   7ª – Saia longa! ( minha tendência preferida) Amoo! Elas virão com tudo no próximo inverno. 90% das marcas apresentaram nas suas coleções, de várias formas : moletom, jeans, seda, tule...Para deixar o look atual e sem cara de roupa de formatura, vale combinar com t-shirt básicas. Os modelos bem sequinhos e sem volume são super in.

   8ª- Decote coração frente única: A volta da tendência dos anos 40( mais uma vez, revisitada). Super inspirada nos desfiles da Louis Vuitton. Super feminino e sensual.

   9ª- Lapela com detalhes: Nada mais feminino do que adornar o “ peso” dos blazeres com detalhes ultra femininos, como os babados e broches.

   10ª- Colete de pelúcia:Para deixar qualquer look super atual, moderno e chic o dia todo! AMEI! Quero já!

Agora falando um pouco do desfile que eu assisti; Maria Bonita Extra.
Fiquei um pouco surpresa ao ver que a marca perdeu o seu ponto forte: os babados, frufrus e o romantismo. Ficou totalmente cool. Foi chegada a hora da marca descobrir a sua identidade; será que dará certo? Só saberemos com o tempo... Quanto ao desfile, me surpreende o fato da Maria Bonita Extra, seguir a contramão das macrotendências. Com estampas leves de pássaros e flores, ideal para o inverno dos trópicos. Muito tricot e moletom dando ares esportivos. Brilho, muito pouco, pontuados em algumas poucas peças. Cores “pálidas”, eu diria quase mortas, se contrapõe a alguns pontos vibrantes; como amarelo, vermelho e verde. Acredito, que a Maria Bonita Extra, poderia ter “brilhado” um pouco mais. Eu, como cliente da marca, saí do desfile me sentindo órfã.”

Maíra Mattos,
Repórter Fashion Por Um Dia – para o blog Carlos Frederico Silva 

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