50 anos de fotografia: Pierre Verger

A minha paixão pelas fotos do francês Pierre Verger foi de forma impactante. Quando subi o Elevador Lacerda, em Salvador, conheci o Espaço Cultural que leva seu nome, com exposição permanente com enormes fotos, livros,... expressando uma paixão pela raça negra, pela Bahia, pelo Candomblé,... foi um amor a primeira vista. Visitando o Senac Rio Fashion Business vi a sua auto biografia que ainda não foi lançada, em um dos lounges bacanas do lugar. O livro está recheado de belas fotos e sua história pelo mundo. Incrível! Abaixo um pouco de quem foi P. Verger.



BIOGRAFIAPierre Verger nasceu em Paris, no dia quatro de novembro de 1902. Desfrutando de boa situação financeira, ele levou uma vida convencional para as pessoas de sua classe social até a idade de 30 anos, ainda que discordasse dos valores que vigoravam nesse ambiente. O ano de 1932 foi decisivo em sua vida: aprendeu um ofício - a fotografia - e descobriu uma paixão - as viagens. Após aprender as técnicas básicas com o amigo Pierre Boucher, conseguiu a sua primeira Rolleiflex e, com o falecimento de sua mãe, veio a coragem para se tornar um viajante solitário. Ela era seu último parente vivo, a quem não queria magoar com a opção por uma vida errante e não-conformista.

De dezembro de 1932 até agosto de 1946, foram quase 14 anos consecutivos de viagens ao redor do mundo, sobrevivendo exclusivamente da fotografia. Verger negociava suas fotos com jornais, agências e centros de pesquisa. Fotografou para empresas e até trocou seus serviços por transporte. Paris tornou-se uma base, um lugar onde revia amigos - os surrealistas ligados a Prévert e os antropólogos do Museu do Trocadero - e fazia contatos para novas viagens. Trabalhou para as melhores publicações da época, mas como nunca almejou a fama, estava sempre de partida: "A sensação de que existia um vasto mundo não me saía da cabeça e o desejo de ir vê-lo me levava em direção a outros horizontes".

Na integra veja aqui 


A capa da autobiografia de Pierre Verger ainda não lançada







Maravilha! 

POSTAR UM COMENTÁRIO //

 
© Copyright 2010-2016  ‣  Blog Carlos Frederico Silva  ‣  Tecnologia Blogger  ‣  Customizado por Studio UPSE7E